Home Page
Artigos
Sobre o Rebe
Fale conosco
 

Artigos

Vida Casher, vida saudável

(Fonte: www.chabad.org.br)

Minhas concepções sobre Cashrut foram formuladas sobre muitas perspectivas: como nutricionista, como médico, como consumidor de alimentos casher e como judeu americano. Durante anos tive o privilégio de mesclar minha profissão a assuntos que são pessoalmente importantes para mim. Cashrut se tornou um deles.

As leis de Cashrut transformam cada bocado de comida que entra em nossas bocas em uma oportunidade para cumprir uma mitsvá, um preceito. De maneira semelhante nossas opções pelo alimento e estilo de vida podem nos capacitar a seguir os preceitos da Torá para a preservação da vida humana e da saúde.

A injunção bíblica, "Portanto, cuidai bem de vossas almas" (Devarim IV:15), prescreve prioridade ao nosso bem-estar, tanto físico como espiritual. De fato, é um sólido preceito em que os dois se encontram inexplicavelmente acoplados. O célebre médico e erudito judeu, Maimônides, afirmou em sua codificação da Lei Judaica, o Mishnê Torá:"Uma vez que é impossível entender ou ter conhecimento do Criador quando uma pessoa está doente, é obrigatório ao homem evitar coisas que sejam prejudiciais ao corpo e acostumar-se com aquelas que o curam e o fortalecem." Não apenas este erudito do século XII pressagiou os conceitos médicos correntes de medicina terapêutica e preventiva, como também estabeleceu recomendações que podem ser lidas como um manual contemporâneo de boa saúde: não coma demais, vigie seu peso, pratique exercícios físicos e durma horas suficientes. Maimônides também reconheceu a importância do temperamento moderado na busca da saúde física, convocando os judeus a "amar a paz e aspirar a paz." Desta forma, ele preparou o palco para o reconhecimento, no século XX, das doenças emocionalmente induzidas e para a pesquisa das reações entre mente e corpo.

Os Sábios do Talmud achavam que um judeu não deve se apoiar somente em D'us para a preservação da saúde, mas que também deve procurar assistência médica, bem como tomar medidas para prevenir a ocorrência da doença, em primeiro lugar. Os autores do Talmud estavam cientes não apenas da importância do médico, mas também dos avanços de seu pensamento clínico. Eles prescreveram aos judeus de todas as gerações que procurassem o melhor conhecimento médico em suas respectivas eras.

Atualmente, a medicina avançou a passos largos no campo da nutrição. Sabemos que a dieta alimentar é um fator preponderante na prevenção e controle de problemas comuns de saúde, tais como cardiopatias, câncer, hipertensão, taxa elevada de colesterol e diabetes. Nos Estados Unidos, seis de cada dez óbitos estão vinculados a fatores nutricionais. O interesse público no consumo de alimentos saudáveis está em alta. Nossa sociedade está consciente da importância de prevenir as doenças e promover a saúde através de bons hábitos alimentares.

Embora a Cashrut seja um mandamento da Torá e não seja observada em função da saúde, a dieta casher cria uma excelente estrutura para a alimentação saudável, através de suas três categorias: carne, laticínios e pareve (neutro). Somos proibidos de combinar os grupos carne/ave à laticínios (ambos os quais têm alto teor não apenas de proteínas, mas também de colesterol). Mas podemos comer alimentos neutros, que incluem grãos integrais, frutas e legumes em qualquer refeição. Como resultado, podemos misturá-los e combiná-los (já que contêm os complexos carboidratos e nutrientes naturais recomendados pelos nutricionistas) tanto com alimentos de carne como com os de leite, para proporcionar uma dieta balanceada a cada refeição. E como este grupo pareve compreende a mais ampla variedade na cadeia alimentar, pouco esforço é necessário para se obter uma boa variedade culinária com a dieta Casher.

voltar     voltar

Copyright © Kasher Brasil - Todos os direitos reservados          Site desenvolvido por DMZ WEB SERVICES